EmoTV (ou VMBBB)
29/09/07
A re-re-re-coroação de Pitty como grande artista do rock nacional, e a dominação do espaço por bandas emo, tanto em indicações quanto em premiações, devem estar querendo nos dizer alguma coisa sobre a música nacional.
O primeiro recado que eu recebo é que a melodia acabou. A pobreza melódica e a falta de criatividade harmônica (pra não dizer falta de capacidade) subiram ao palco, deixando sentados, quietinhos em suas cadeiras na plateia, bandas como Skank, grandes compositores e grandes vencedores de inúmeros VMBs do passado. O Skank deixou de fazer boas canções e bons clipes? Não. A MTV e seu público é que não se importam mais com boas canções e bons clipes.
E aí recebo meu segundo insight. Cabelos e roupas. Banda após banda subindo ao palco para receber o cachorro pequeno (o prêmio), e é impossível não notar o padrão. Alías, é dificil notar diferença. Emos são famosos por sua sensibilidade (não musical, obviamente). O mundo emo parece gravitar em torno da imagem, da estilização, da padronização do som, das atitudes (choro, sentimentalismo), da estética. A MTV abraçou esse mundo, num ato desesperado de marketing, como um reflexo, um espasmo agonizante, da moribunda indústria da música.
E por fim, a conclusão veio como um tapa na cara. A MTV virou um BBB. Um espaço, onde as aparências dizem tudo, e as pessoas não dizem nada. Seus apresentadores/marionetes nos premiam com o vazio. A gostosa beiçuda, o gordo punk, o barbudo malhado. Muito estilo e pouca opinião. Não que fosse muito diferente no passado. Mas onde estão Edgar, Fabio Massari, Soninha, Cris Couto, Zéca Camargo? Com algumas poucas excessões, como Marina Person, as cabeças se foram. O estilo chegou para ficar. Natural que atraisse o lado estético e descerebrado da música: emos. Video Clipes? Não mais necessários. Pra completar a transformação das consoantes, a programação é preenchida com programetes de auditório, mini BBBs.
3 flashes:
Momentos antes da premiação, Marcos Mion, na brincadeira, mal sabendo que traçava o novo perfil da emissora: - Quem quer saber de edição, fotografia, direção de arte? O importante é saber quem é a artista mais gostosa!
Vejo Barbara Paz, Iris e Sabrina Sato no palco. Ex-reality show stars. Nada mais sintomático.
Meus filhos, de 15 e 17, ano após ano, juntavam os amigos em casa pra assistir o VMB, dormindo tarde e faltando aula no dia seguinte. Dessa vez, desligaram a TV no meio do programa e foram dormir.
.
Fizemos os nossos clipes e nos divertimos, em anos em que a MTV não era grande coisa. Mas era alguma coisa.
O Video Clipe morreu, disse alguém.
Levou a música com ele.
.
.
Jarbas Agnelli
http://www.adstudio.com.br/blog/
Nenhum comentário:
Postar um comentário