
O tema parece velho, mas nunca foi tão pertinente: a relação entre publicidade e marketing. Em um mundo dominado pela tecnologia, no qual as mudanças atropelam até o mais antenado empresário, os problemas se multiplicam na mesma velocidade, mas as soluções geralmente não acompanham essa insana corrida pelo novo. O que mais vemos é a tentativa de aplicar velhas soluções para novos problemas. E dificilmente isso dá resultado.
Por muito tempo, empresários dos mais diversos setores confundiram Marketing com Publicidade. Na verdade, até hoje muitos não sabem as diferenças, e quase sempre colocam um publicitário no depto. de marketing, isso quando a empresa tem esse departamento. Consequentemente, acontece em Brasília o oposto do que está acontecendo no mundo desenvolvido: a publicidade continua sendo, senão a única, a principal arma para construir marcas e divulgar empresas/produtos aos consumidores.
Porém, com o crescimento de novas e revolucionárias formas de comunicação, há muito a publicidade deixou de atender as necessidades que as empresas tem de falar com seus clientes. Sem contar o surgimento exponencial da concorrência, o que provocou o aumento de opções e, claro, do poder de escolha dos consumidores. Enfim, vivemos em uma era na qual o consumidor precisa escolher entre produtos e serviços iguais, e que por muito tempo a publicidade era a única forma de mostrá-los diferentes.
Hoje, o empresário que não souber a importância e a abrangência do Marketing na sua empresa provavelmente não sobreviverá aos próximos 3 anos. Simplesmente porque o consumidor já não está na frente da novela, como estava há 10 anos. Já não ouve rádio em casa, como ouvia há 8 anos. Já não lê jornal todos os dias, como lia há 5 anos. Já não lê 2 revistas, como lia há 3 anos. E já não abre emails, como abria ano passado. Aliás, um jovem de 15 anos não usa mais email. O email já ficou velho.
Como está seu call-center? Sua empresa é bem avaliada pelos seus consumidores? Quando foi a última pesquisa de satisfação que sua empresa fez? Sabia que grande parte dos novos clientes não vem pela propaganda, e sim por indicação? É incrível como muitos empresários tem medo do que seus clientes pensam. E o caminho para o sucesso nas estratégias de comunicação e vendas é a informação. É saber quem é, o que pensa e como age o seu consumidor. E formular estratégias precisas para captar, reter e fidelizar clientes. Essas são algumas das responsabilidades que um setor de Marketing deveria ter.
Cabe a empresa sair da discussão “ovo ou galinha” e cuidar com muito carinho do seu marketing. Criá-lo, alimentá-lo, e deixar que ele contribua efetivamente para o resultado da empresa. E a agência, que faz a campanha, o filme, o anúncio, o banner, a ação promocional, vocês devem estar perguntando? É simples: com uma bom planejamento de marketing, pode dormir tranquilo. A campanha, se aprovada pelo departamento, será um sucesso.
Savio Zambrotti
Artigo para Revista Plano Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário